Background

Degustação

SABOREIE... SABOREIE... (NÃO TENHA PRESSA)

Para apreciar um bom chocolate, há um ritual básico seguido pelos degustadores de plantão: - Escolha um lugar calmo. Nem frio, nem quente. Um ambiente em que se sinta à vontade e relaxado; - É recomendável ter feito há cerca de uma hora (para digestão) uma refeição leve, sem muita gordura; - Use água (com ou sem gás) para limpar o paladar entre dois chocolates. Tome-a antes ou depois; - Prove três ou quatro tipos a cada degustação, para “gravar” o sabor do produto. Após seguir os procedimentos básicos é necessário fazer as seguintes avaliações:



COR

Deve ser uniforme. Branca (chocolate branco), marrom claro (dependendo da porcentagem de cacau) e marrom- escuro ou quase preto (chocolate meio amargo ou amargo).

QUEBRA

Tem de ser quebrado de uma vez, seguido de um ruído seco, sem rachar. Rachaduras podem ser ocasionadas devido à exposição em um ambiente quente demais ou ao mau procedimento da temperagem.

AROMA

Aromas de cacau em pó e gorduras podem ser constatados em produtos de má qualidade, devido ao cacau comum ou inferior. Outros aromas como baunilha e caramelo, podem inibir o verdadeiro aroma.





TEXTURA

O chocolate deve ser liso, fino e derreter na boca sem deixar qualquer sensação de gordura.

SABOR

Pode ser dividido em vários tipos, como amargo, tostado, ácido, frutado ou intenso geral.

TEMPO DE PERMANÊNCIA

O ideal é deixar o chocolate derreter totalmente na boca, para envolver todas as papilas degustativas e utilizar ao mesmo tempo o olfato para sentir todos os aromas.

Background

Conheça nossos produtos